quarta-feira, 21 de outubro de 2015

SAAMA PRESTA CONTA SOBRE A ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL MUNICÍPIO VERDEAZUL E SOBRE ÍNDICE AMBIENTAL DO TCESP



Desde 2008, a Prefeitura de Cerquilho presta contas, anualmente, da Agenda Ambiental realizada no município para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). A Coordenadoria do Programa Município VerdeAzul (PMVA) analisa os documentos enviados pelas diversas cidades participantes e, através do desempenho destas, divulga um ranking ambiental, sendo que todas àquelas que tiram nota maior ou igual a 80 pontos recebem um selo (Selo Município VerdeAzul) ambiental que indica o grau de comprometimento em relação à sustentabilidade local.
Cabe destacar que os técnicos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) de Cerquilho entregaram, no dia 09/10/2015, em São Paulo todos os documentos comprobatórios referentes às 10 Diretivas do Programa Estadual Município VerdeAzul e o resultado oficial do ciclo 2015 (outubro de 2014 a setembro de 2015) será divulgado, em meados de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.
As Diretivas ambientais a serem analisadas pelo PMVA são:
1)    Esgoto Tratado;
2)    Resíduos Sólidos;
3)    Biodiversidade;
4)    Arborização urbana;
5)    Educação ambiental;
6)    Cidade Sustentável;
7)    Gestão das Águas;
8)    Qualidade do Ar;
9)    Estrutura Ambiental e
10) Conselho Ambiental.
A SAAMA tem o orgulho de divulgar à população que não mediu esforços junto às outras Secretarias e Autarquias municipais para realizar as ações ambientais do PMVA bem como para organizar todos os relatórios e as documentações necessárias. É importante ressaltar que contamos com a intensa colaboração de diversos funcionários da Prefeitura no ciclo 2015 do PMVA e gostaríamos de agradecer a todos pelo amplo envolvimento e por acreditarem que juntos somos mais fortes e atingiremos melhores resultados na luta em defesa ao Meio Ambiente.
Informamos, ainda, que Cerquilho foi classificada com nota “A”, na área ambiental (I-AMB/TCESP), pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (IEGM/TCESP). Ademais, dos 645 municípios do Estado apenas 59 destes, isto é, 9,14% tiveram esta nota, o que demonstra que os esforços do Poder Público e a participação ativa da população cerquilhense têm promovido excelentes resultados no que se refere às questões ambientais.


Esta participação através de sugestões e/ou exigências, por parte dos munícipes, é imprescindível para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
A SAAMA fica na Rua da Fazendinha, 39 – Centro (ao lado do Paço Municipal) e está aberta ao atendimento ao público das 8h as 17h. Nossos contatos são: 15 33843470 e meioambiente@cerquilho.sp.gov.br.

Por fim, sabemos que temos muito a evoluir nesta área e que o envolvimento de todos é essencial para que a sustentabilidade faça parte do dia-a-dia do cerquilhense. Participe dos processos ambientais em nossa cidade.

Torne Cerquilho cada dia mais sustentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário