Arborização

O Setor de Arborização da SAAMA é responsável pelo manejo adequado da cobertura vegetal no município, com foco no estrato arbóreo e no planejamento da arborização urbana de Cerquilho.

A cidade de Cerquilho possui cerca de 2% de vegetação remanescente do Bioma Mata Atlântica. Sendo assim, as unidades florestais que estão localizadas na nossa cidade, sejam espécies nativas ou exóticas são importantes para a contribuição na qualidade de vida da população.

O setor de arborização oferece de forma gratuita a análise técnica e o laudo desta análise nas árvores urbanas a fim de permitir que os benefícios da arborização sejam aliados a fitossanidade das árvores e segurança para os munícipes.

Quando houver interesse e/ou dúvida em relação a arborização, seja para supressão, a poda e orientação técnica das árvores localizadas no passeio ou em área pública, o munícipe deve entrar em contato com esta Secretaria e solicitar o serviço mediante requerimento.

Em caso de necessidade de supressão e poda em área particular, ou seja, dentro do imóvel, a Secretaria procede a vistoria e fornece autorização, que é necessária para a realização do serviço, pois caso seja realizada a supressão ou a poda sem a autorização emitida por esta Secretaria e sem a realização da devida compensação ambiental - isso configura crime ambiental e está sujeito a multa e autuação pelo órgão competente.

 A SAAMA aproveita para orientar que muitas das reclamações em relação à arborização urbana podem ser facilmente resolvidas com espaços árvores adequados. Espaços pequenos sufocam a base do tronco e podem causar sua instabilidade bem como trazem como consequencia o aparecimento de trincas e rachaduras, pois a árvore continua seu crescimento em diâmetro e precisa de espaço para crescer. 

Portanto, espaços árvores devem conter dimensões mínimas de 0,8m por 1,20m ou a implantação da calçada ecológica, aliada ao uso das espécies adequadas e da manutenção das árvores, permite uma coexistência pacífica entre árvores e os demais equipamentos públicos urbanos.

Quaisquer dúvidas adicionais, a equipe técnica da SAAMA terá o maior prazer em esclarecê-las. O contato pode ser feito pelo telefone: 3384-3470, o e-mail: arborizacao@cerquilho.sp.gov.br ou pessoalmente, das 8:00h as 12:00h na SAAMA que fica na rua da Fazendinha, nº39.



Nos links abaixo você pode consultar os principais assuntos relacionados os setor de Arborização


Guia de Arborização Urbana de Cerquilho

Lei Municipal que regulamenta o Espaço Árvore
Instruções para plantio:

Espécies Indicadas para Arborização

Lista de Espécies Nativas

Aquisição de mudas/doação

Especificações para Espaço Árvore

Orientações para Calçada Ecológica

Instruções para Plantio



Instruções para poda e supressão:

Autorização de Poda e Supressão

Compensação Ambiental



Legislações, Resoluções, Normas e o Plano Municipal de Arborização Urbana de Cerquilho

Lei Federal 9.605/98

Resolução SMA 32/2010

Instrução Normativa SAAMA 003/14

Plano Municipal de Arborização Urbana

RESOLUÇÃO COMDEMA 01/2017












Comentários

  1. preciso fazer pedido de poda para árvores em volta de casa.
    mas não acho o guia para pedido

    ResponderExcluir

Postar um comentário