PROJETO VIA COMPOSTAGEM


Pensando nos resíduos sólidos orgânicos, a SAAMA criou o Via COMPOSTAgem, um projeto que visa diminuir a quantidade de resíduos orgânicos que iriam para o descarte incorreto e que podem ser uma rica fonte de nutrientes!

Sabe-se que grande parte dos nossos resíduos é de origem orgânica, e que existem diferentes tipos de compostagens que permitem a reciclagem resíduos. A gestão municipal pensou em iniciar a compostagem dos resíduos oriundos da manutenção da arborização urbana

Esta ciclagem é realizada no Centro Integrado de Gestão de Resíduos que fica no Bairro Capuava, ao lado do Aterro Municipal, próximo ao CEAGRE. O produto desta compostagem é usado nos próprios canteiros e vias públicas, promovendo a melhoria da qualidade química e biológica do solo.


Como é o Projeto Via COMPOSTAgem?


O Projeto acompanha a viagem do composto, desde a sua origem, justamente quando o podador termina de fazer a manutenção da árvore, recolhe os galhos e os coloca na caçamba do caminhão. 
Este caminhão os transporta até o picador de galhos da Prefeitura, onde é descarregado e feita a triagem do processamento dos galhos, com segurança. O picador processa os galhos e folhas e estes são reduzidos a pequenos cavacos que são transportados para um pátio onde será montada uma leira.



A leira é o empilhamento do material orgânico e para uma boa compostagem é importante que possua:

- Relação entre os compostos de Carbono e Nitrogênio na proporção de 30:1;
- Umidade em torno de 50% e
- Aeração constante (pois a nossa compostagem é aeróbica, ou seja, precisa de ar).


Na prática, precisamos que exista o equilíbrio entre estes elementos para que o processo de compostagem aconteça adequadamente.



Se as condições forem adequadas, nosso processo de compostagem passará por 3 etapas: Decomposição, Bioestabilização, e Umidificação.



Após o processo de compostagem finalizado, o composto está pronto para ser usado e distribuído por canteiros, trazendo mais vida e nutrientes ao solo!




Na prática como funciona o processo de compostagem no Centro Integrado de Resíduos?


Primeiramente há o recebimento dos galhos e processamento no picador de galhos


Posteriormente, ocorre a mistura do bagaço de cana com o cavaco de madeira, produto final do picador de galho


Com o material misturado, é realizado a construção e confecção das leiras


É realizado o preparo do biofertilizante para ser adicionado à mistura com intuito de acelerar o processo de compostagem e enriquecer o material

Comentários