APRENDA A FAZER COMPOSTAGEM EM CASA!


Segundo levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima-se que cada brasileiro produz em média 387kg de lixo por ano, ou seja, aproximadamente 1,1kg por dia.

Deste lixo, 60% é material orgânico e o restante, material inorgânico reciclável ou não.

De acordo com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) 80% do lixo produzido pela grande São Paulo é encaminhado para aterros sanitários, o restante do lixo tem disposição inadequada poluindo o meio ambiente.

Para começar a solucionar este problema é necessário que cada um faça a sua parte como, separar o lixo reciclável corretamente e se conscientizar sobre consumo sustentável. Outra maneira viável e simples é a compostagem, reconhecida como uma alternativa que contribui para a redução de lixo orgânico, já que será transformado em húmus e utilizado como adubo.


Vamos entender como funciona o ciclo da matéria orgânica?


A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica (resto de alimentos) em material semelhante ao solo, que se chama composto ou húmus. Existem várias formas de realizar a compostagem como em composteiras de madeira, tijolos, caixas ou baldes e diretamente no solo.



Assista o vídeo e aprenda:





Preste atenção na hora de realizar a sua composteira, pois existem alguns alimentos que não podem fazer parte dela!!!









Comentários