Ações em homenagem ao dia do PAU-BRASIL

Cerquilho comemora o Dia do Pau-Brasil

          Em homenagem a esta espécie florestal tão importante, a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, vem comemorar o Dia do Pau-Brasil.
            O Pau-Brasil, árvore que deu origem ao nome do nosso país, recebe uma homenagem todo dia 03 de maio. Esta data foi instituída pela Lei Federal 6.607, de 07 de dezembro de 1978, que declarou, oficialmente, o Pau-Brasil como árvore símbolo nacional. Originalmente, chamado pelos índios de ibirapitanga (ibiri = pau e pitanga = vermelho), era árvore abundante em toda a costa brasileira e foi explorada pelos colonizadores, dada a extração do pigmento vermelho de sua madeira e o uso da mesma devido a sua durabilidade e resistência. Foi necessária a sua quase extinção para que o Pau-Brasil fosse reconhecido, oficialmente, na história brasileira.

            Hoje, é árvore rara tanto em habitat natural quanto na arborização urbana. Seu plantio se faz necessário tanto para a preservação da espécie quanto para o resgate cultural.

            Por esta razão, a Prefeitura entende que além de plantar novas mudas de Pau-Brasil no município, temos que cuidar das árvores que já temos em nossa cidade. Foi assim que a Escola Municipal Vicentina, ao nos informar da necessidade da reforma e do desejo de manter um exemplar de Pau-Brasil, teve a árvore transplantada.

            O transplante de uma árvore adulta não é um processo fácil e nem rápido. Requer habilidade e capacidade técnica, que visam manter a árvore íntegra para o deslocamento.

Em janeiro e fevereiro deste ano, os técnicos da SAAMA fizeram o transplante da árvore de Pau-Brasil da escola Vicentina e, hoje, no dia do Pau-Brasil, o mesmo pode ser avaliado como bem sucedido.

            Espera-se que mais do que preservar os exemplares arbóreos no dia do Pau-Brasil possamos preservar a história desta espécie, uma vez que ela retrata a origem da nossa história enquanto país.

Passo-a-passo do transplante:

1)     Poda drástica da parte aérea bem como separação das raízes do solo - preparando a árvore para seu deslocamento;
2)     Embalagem do torrão com material natural;
3)     Retorno do solo ao redor do torrão para adaptação gradual das raízes;
4)     30 dias após estes procedimentos, o solo foi retirado e a árvore foi transferida para o local escolhido;
5)     O novo local recebeu adubo e areia para melhor alocação do torrão e das raízes. A acessibilidade à árvore foi impedida através de uma tela de segurança.
6)     Com irrigação e observação constantes verificam-se novos brotos que estão se transformando aos poucos em novos ramos.

            A SAAMA agradece a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços pela colaboração neste procedimento.
            Em especial, agradecemos à Profª Darlene - Diretora da EMEII “Profª Vicentina Salvador Reginato” e demais colaboradores desta escola por acreditar na preservação
e apoiar as ações ambientais, bem como fornecer suporte para a manutenção da árvore transplantada.


Comentários