Julho é o mês de conscientização sobre os resíduos







Neste mês de julho, a SAAMA – Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente convida a todos para refletir sobre a questão dos resíduos gerados em nossa cidade, ou seja, os denominados resíduos urbanos.


             O ciclo de produção pode ser simplificado da seguinte maneira:

 matéria-prima   transformação  consumidor   geração de resíduo   descarte.

                Podemos começar a refletir sobre a redução do consumo. Afinal, um consumo moderado e consciente pode ser fator decisivo na perpetuação de matérias-primas. A reutilização de produtos também é uma boa pedida para que possamos gerar menos resíduos nesse processo. A reavaliação sobre a transformação desta matéria prima também pode ser importante para que processos mais sustentáveis e menos poluentes prevaleçam. E por fim, a reciclagem, ou seja, o retorno do resíduo ao ciclo de produção (quando este for possível), é desejável para que o descarte tenha um menor volume.
   Acreditando que cidade limpa é aquela que menos se suja, é que o município de Cerquilho conta com a coleta diária de resíduos orgânicos que são destinados ao Aterro Sanitário Municipal, conforme distribuição na Figura 01. Assim, os resíduos são corretamente destinados. Para que esta destinação seja mais eficiente, o ideal é que cada munícipe descarte seu lixo próximo ao horário de coleta.

Figura 01- Mapa da coleta diária de resíduos orgânicos na cidade de Cerquilho.
                
                  Além destes resíduos, o caminhão da coleta seletiva passa nos bairros recolhendo todo o resíduo que possa ser reaproveitado pela RECERQ (ver Figura 02). Os materiais a serem separados são: plástico, papel, papelão, vidro e metal. Esse material é separado e vendido para empresas recicladoras, retornando assim ao ciclo e gerando renda aos envolvidos no processo de coleta, triagem e comercialização.

Figura 02- Mapa da coleta diária de resíduos recicláveis na cidade de Cerquilho.
                O nosso objetivo é de que a cidade tenha cada vez menos resíduos a serem descartados no nosso Aterro Sanitário Municipal, aumentando assim a sua vida útil e gerando os benefícios oriundos do reaproveitamento e da gestão consciente dos resíduos.
                Junte-se a nós! Sua opinião é importante... por isso convidamos a todos os munícipes de Cerquilho a participar da finalização do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Cerquilho que ficará disponível on-line e para download. Após ler o Plano, cada munícipe poderá dar sua opinião através do endereço eletrônico: meioambiente@cerquilho.sp.gov.br até o dia 25 de julho.
                Aproveitamos para convidá-los a participar da Audiência Pública que tratará da apresentação deste Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Cerquilho. Esta se dará no dia 28 de julho no Auditório da Câmara Municipal às 17h. Após a audiência pública e a compilação das sugestões, o Plano será apresentado ao Legislativo municipal a fim de ser aprovado e regulamentado.

                Dúvidas? Entre em contato conosco!
                 Fones: (15) 3384-3470
                            (15) 3384-9156

Comentários