Resíduos eletroeletrônicos, as pilhas e as baterias: Pontos de descarte em Cerquilho

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305/10 – estabelece os princípios da responsabilidade compartilhada sobre a gestão de bens e produtos ao final de sua vida útil.
Tendo em vista as inovações tecnológicas e o aumento de 8% do faturamento do setor de eletroeletrônicos é que a preocupação com os objetos que foram substituídos se tornaram prioridade para a gestão de resíduos nos municípios.
            Além deles, as pilhas e baterias amplamente utilizadas, possuem em sua composição substâncias perigosas à saúde e ao ambiente, principalmente metais pesados que são tóxicos, persistentes e bioacumulativos em organismos vivos. Entre eles destacam-se o mercúrio, cádmio e chumbo. 
            Os fabricantes de pilhas e baterias tem reduzido a quantidade de metal prejudicial presente em sua composição, segundo a Res. 401/08 do CONAMA porém estes materiais ainda contém metais. Conforme a PNRS, a implantação da logística reversa, garantirá que toda pilha e bateria possa ser recolhida pelo seu fabricante e/ou revendedor. Desta forma, o consumidor ao entregar este tipo de resíduo ao fabricante colabora para que seja feita seu acondicionamento correto e sua descontaminação.
 Assim, em Cerquilho, a SAAMA – Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente tem a preocupação em dar um destino adequado para esses tipos de resíduos.

Como descartar?

ü  Eletroeletrônicos

Em primeiro lugar, incentiva-se a redução do consumo. Um consumo consciente pode evitar a geração desnecessária de resíduos potencialmente poluidores.
            Em seguida, a reutilização de produtos que estejam em condições de uso. A SAAMA recomenda a doação de aparelhos usados quando se compra um novo.
A doação pode ser feita diretamente a organizações sem fins lucrativos e entidades de diversos setores que necessitam destes equipamentos. Assim, se o seu aparelho eletroeletrônico esteja em boas condições de uso, doar é a melhor solução.
Somente se o aparelho obsoleto estiver estragado, sem chances de conserto, é que se faz necessário entregá-lo ao fabricante para que possa ser entregue à reciclagem. Além das empresas fabricantes, muitas operadoras e revendedoras recolhem estes aparelhos.

ü  Pilhas e Baterias
Além da redução e da reavaliação do consumo, dando preferência a produtos que gerem menor quantidade de resíduos e com menor potencial de poluição ambiental, estes resíduos devem ser separados e acondicionados em recipiente adequados – para evitar vazamento.
            Recomenda-se a utilização de recipientes de vidro ou mesmo plástico e deve-se evitar o acondicionamento em sacos plásticos ou em papel, onde pode haver o vazamento de metais como o lítio, níquel, cobre, zinco, mercúrio, cádmio e chumbo.
O consumidor tem um papel decisivo na separação destes resíduos, por isso, é necessário cuidado e atenção para a seleção e o descarte correto de cada resíduo no local adequado.
Participe desta ação que garantirá que as futuras gerações possam usufruir de uma cidade agradável como é a Cerquilho de hoje...



A SAAMA informa os pontos atuais para entrega dos seguintes resíduos na cidade de Cerquilho:

Eletroeletrônicos inservíveis são recebidos nos seguintes pontos de coleta:

Ø HM Eletrônica: Av. Brasil, 179 – Centro;
Ø Riva Som: Antônio Costa Magueta, 265 – Centro;
Ø Emílio Celulares: São José, 1091 – Nova Cerquilho.

A pilhas e baterias apresentam pontos de coleta nos seguintes locais:

·         Centro Integrado de Saúde (CIS);
·        
Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF’S);
·         Setor de Informática da Prefeitura;
·         Prefeitura - Paço Municipal;
·         Secretaria Municipal de Educação;
·         Teatro Municipal de Cerquilho;
·         Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);
·         Ginásio de Esportes;
·         Centro de Eventos;
·         Mercado Nossa Senhora de Lourdes;
·         Cooperativa de Reciclagem de Cerquilho (RECERQ);
·         Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC);
·         Cooperativa de Consumo de Cerquilho (COOCERQUI);
·         Escola Artur Luiz Gayotto - EMEF;
·         Colégio Gradual – unidade Cerquilho (próximo à Câmara Municipal);
·         HM Eletrônica.


Comentários