SAAMA ORIENTA SOBRE O DESCARTE ADEQUADO DO ÒLEO DE COZINHA

O óleo de cozinha possui uma capacidade poluente muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos.
De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), estima-se que uma família gere 1,5 litros de óleo de cozinha por mês. Tendo em vista a existência de uma enorme quantidade de famílias, logo, são gerados gigantescos volumes de óleo em todo estado de São Paulo e no Brasil.
 Quando o óleo de cozinha é despejado na pia, ele pode causar o entupimento das tubulações da própria residência ou mesmo das galerias e redes de esgotos, ajudando a causar refluxos e alagamentos. Se o óleo for despejado diretamente no esgoto, ele encarece o tratamento deste em cerca de 45%.
Além dos empecilhos causados aos sistemas de esgotos, o óleo de fritura, ao atingir rios, córregos e lagoas, forma uma camada sobre a água, que dificulta a passagem da luz e, por consequência, evita a oxigenação da água, causando a morte dos seres vivos aquáticos. Caso o óleo seja despejado diretamente no solo, leva à impermeabilização do mesmo, o que dificulta a passagem da água da chuva e propicia enchentes.

Para evitar todos esses problemas, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) de Cerquilho solicita à população que adote uma postura mais consciente em relação ao óleo de cozinha, evitando, primeiramente, usá-lo de forma desnecessária e destinando o mesmo para a reciclagem. Somando-se aos benefícios ambientais, a coleta e a destinação adequadas do óleo também geram uma renda extra aos envolvidos nestes processos.
Em Cerquilho, a coleta do óleo de cozinha usado e o destino correto deste são realizados, constantemente, há cerca de oito anos por empresas especializadas e legalizadas junto aos órgãos ambientais.
São pontos de coleta do óleo em nossa cidade:
·         Escolas da rede municipal de ensino;
·         Cooperativa de reciclagem;
·         Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho (Coocerqui);
·         Cipatex, PPE e Terlizzi;
·         Estabelecimentos comerciais;
·         Condomínios;
·         Igrejas e;
·         Residências (Disk coleta).
Cabe destacar que, após coletado, o óleo é destinado à fabricação de desmoldante e ração, ou seja, ele é utilizado como matéria-prima em novas cadeias produtivas, proporcionando vantagens ambientais, econômicas e sociais.
Seja consciente!

Descarte corretamente o seu óleo usado e contribua com o meio ambiente!


Comentários