Arborização Urbana em Cerquilho

Em setembro comemoramos a Festa Anual das Árvores de acordo com o Decreto 55.795/65. Por isso, de 20 a 26 de setembro, a cidade de Cerquilho olhará com mais carinho para suas árvores.
A I Semana da Arborização acontecerá para que possamos refletir e nos conscientizar sobre a condição atual das árvores da nossa cidade. A nossa arborização urbana é feita de maneira correta? A prefeitura e a população agem juntas em prol de uma cidade mais arborizada e com maior qualidade do ar?
Aqui neste blog, na aba Arborização podem ser encontradas as orientações técnicas básicas para que esta interação entre munícipe e poder executivo aconteça. O envolvimento da população cerquilhense enriquece esse contato e estabelece novas necessidades, as quais a SAAMA procura atender.
Um exemplo disso, foi a palestra ministrada pela engenheira florestal Marceli Fernandes Lazari, no dia 04 de setembro, na EMEF Prof. Artur Luiz Gayotto. A palestra foi direcionada à cerca de 25 alunos do professor de Língua Portuguesa Leandro Rogério Amicci, os quais desenvolverão um projeto com a temática Arborização Urbana, assunto este tão relevante em nosso município.
“O Poder Público tem a responsabilidade de pensar no que é melhor para o coletivo”, diz a eng. Marceli Lazari, “pois temos que pensar no tempo que uma árvore leva para crescer e ficar adulta.” Assim, continua Lazari “temos que refletir sobre a real necessidade de supressão de uma árvore, pois a simples substituição da mesma não garante a reposição imediata dos benefícios oriundos de uma árvore adulta”.
A muda que se planta hoje no lugar de uma árvore adulta atingirá sua maturidade daqui a 20 anos. Substituir árvores deve ser o último recurso a ser considerado por qualquer cidadão consciente, posto que em Cerquilho temos a infelicidade de possuir somente 2% de vegetação remanescente do Bioma Mata Atlântica.
Carecemos de mais áreas verdes, mais APPs protegidas, praças e por que não parques? E de árvores no viário urbano, árvores nos canteiros centrais e nas passeios públicos, com canteiros adequados para seu crescimento, plantadas no local correto para que possam coexistir em harmonia com os outros equipamentos urbanos.
Sendo assim, fica a reflexão não só para os alunos da escola Artur Gaiotto,  mas para toda a população cerquilhense: vamos manter as árvores que temos? Vamos plantar mais árvores? Vamos pensar em qualidade de vida para a cidade e seus moradores? Vamos caminhar rumo à sustentabilidade??

Que esta I Semana da Arborização nos faça refletir sobre isso e que este olhar terno sobre as árvores se estenda a todas as gerações, criando um elo permanente entre o homem, as árvores e a cidade.

Comentários