SAAMA encerra atividades da I Semana da Arborização em Cerquilho

Nesta sexta feira, dia 26/09, aconteceu o encerramento da I Semana de Arborização de Cerquilho, com três atividades distintas: a finalização das exposições de fotografias no saguão do Teatro Municipal e de poesias e desenhos nas sapucaias da Praça José Orestes Corradi ao lado do Paço Municipal e o 2º Dia da Barganha.
            A I Semana de Arborização teve início no sábado com a ação de limpeza das margens e do leito do Rio Sorocaba, sendo retirados cerca de 10m3 de resíduos, bem como plantadas mais de 30 mudas florestais nativas às margens deste rio, que é a fonte de abastecimento de água do nosso município. No dia 21/09 (domingo), foi feita a Pedalada Ecológica, e realizado o plantio de 25 mudas de árvores em quatro praças de Cerquilho. Já no dia 22 de setembro (segunda-feira), foi realizado o plantio de mais de 50 mudas florestais adequadas à arborização em 09 espaços públicos urbanos diferentes.

            

A Pedalada Ecológica contou com a participação de pessoas interessadas em bem estar físico e interação com a natureza. Assim, esta segunda ação aconteceu com passeio ciclístico pelas ruas da cidade, tendo como pontos de parada algumas praças, que receberam o plantio de mudas feito pelos representantes da SAAMA, da ONG Hospitalhaços, do grupo  Crazy Bikes e da sociedade civil cerquilhense. Ao total foram 25 mudas distribuídas nas quatro praças, a saber: Praça José Orestes Corradi, Praça da Matriz, Praça das Mangueiras e Praça dos Colibris.  No final da atividade, os representantes da SAAMA salientaram aos participantes que é mais saudável o uso de bicicletas, bem como melhor para a cidade a utilização destes veículos, uma vez que ele não é emissor de gás poluente à atmosfera.


            




 













A terceira ação foi o plantio de mais de 50 mudas florestais em espaços públicos da cidade, a saber: EMEII Davina Morêra, CRAS Cidade Jardim, EMEII Belirde Kaizer Piccin, EMEI Machado de Assis, EMEF Professora Adelaide Tozi, EMEI Professora Pierina D. Contarini Gaiotto, Projeto “Vivendo e Aprendendo” e “Adolescente Antenado”, EMEI Professora Noêmia Souto Madeira e EMEF Padre Julio Prestes Holtz. O plantio foi acompanhado de orientações técnicas e procurou sensibilizar os mais de 400 participantes diretos com faixa etária de 3 a 70 anos.





           














A quarta ação foi a cerimônia de premiação do Concurso Municipal de Fotografia, que contou com a presença de 70 pessoas, e durante a qual foram entregues certificados às 50 fotos selecionadas, prêmios aos três primeiros colocados além da abertura oficial da Mostra Fotográfica que foi realizada no saguão do Teatro Municipal de Cerquilho.




            A 1ª Mostra Fotográfica sobre Árvores Urbanas de Cerquilho contou com a exposição de 50 fotografias e aconteceu de 24 a 26/09, contando com a visitação de mais de 200 pessoas. Já a Exposição de Desenhos e Poesias nas Sapucaias da Praça contou com a participação de crianças e jovens dos Projetos “Vivendo e Aprendendo” e “Adolescente Antenado” e sensibilizou a população que trafegava pelo centro da cidade.



            


















A quinta ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da COPEL – Companhia Paranaense de Energia. Trata-se da apresentação da peça teatral: “A Terra é o meu quintal”, que aconteceu no Teatro Municipal de Cerquilho e contou com a presença de aproximadamente 3000 crianças da educação infantil, do ensino fundamental I e da EMEBE – Escola Municipal de Educação Básica Especial José Bepe Módulo.
           





 


 





















 Para finalizar a semana, a sexta ação foi o 2º Dia da Barganha. Cabe salientar que a primeira versão desta ação aconteceu em junho de 2014 e foi um sucesso de participação,  o que levou à solicitações da população para que acontecesse esse tipo de eventos em outros momentos.
A equipe da SAAMA acredita que Cerquilho está rumo à sustentabilidade, portanto, nada mais adequado do que, juntamente, com a conscientização sobre arborização urbana também ser abordada a questão dos resíduos e do consumo responsável.
            O 2º Dia da Barganha aconteceu no estacionamento do Paço Municipal, na Praça José Orestes Corradi, em meio às Sapucaias e Sibipirunas da praça e promoveu a troca de livros não-didáticos, CD´s e DVD´s, contando com a participação de mais de 100 pessoas. Concomitante a isso, aconteceu a rearborização desta praça, utilizando espécies nativas e indicadas para a arborização tais como ipês, jacarandás, falso-barbatimão, amendoim do campo, patas de vaca, angico e paineira, aproveitando a chuva que nos brindou tanto no início quanto no encerramento das atividades. Foram doadas, durante a I Semana de Arborização, mais de 350 mudas de árvores tanto para alunos e professores quanto para os munícipes que vieram fazer sua solicitação junto à SAAMA.

















            Assim, Cerquilho caminha, para um desenvolvimento que une crescimento econômico e respeito aos recursos naturais. E, abrigados à sombra das copas destas lindas árvores que nos brindam com seu colorido é que afirmamos que comemoramos com muita dedicação esta I Semana da Arborização e que “enxergamos poesia até nas folhas que caem”!
            A SAAMA agradece a todos os colaboradores que abrilhantaram com sua luz esse evento - em comemoração às árvores - desta cidade que está se desenvolvendo com sustentabilidade.






Comentários