SAAMA presta conta de doação de mudas e plantio em áreas públicas

Ciente dos benefícios da arborização para a área urbana é que a SAAMA – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente - procura estimular ações que promovam o plantio e o cuidado com as unidades florestais de nossa cidade.
            Durante a I Semana da Arborização foram feitas diversas atividades acompanhadas do plantio de mudas. No dia 20 de setembro às margens do rio Sorocaba foram plantadas cerca de 30 mudas florestais nativas a fim de auxiliar no enriquecimento da mata ciliar. No dia 21 de setembro, foram plantadas mais de 25 mudas distribuídas em quatro praças da cidade. No dia 22 de setembro, foi realizado o plantio de mais de 50 mudas florestais adequadas à arborização (com mais de 1,90m de altura) em 09 espaços públicos urbanos diferentes.
            A ação contou com a presença de 400 envolvidos, entre alunos da rede municipal, os participantes dos projetos, professores e dirigentes, que além de participar do plantio puderam contar com a orientação sobre os cuidados pré e pós plantio, como é feito o planejamento da arborização e quais os benefícios envolvidos em se ter árvores localizadas nas áreas urbanas.
            As crianças participantes do evento puderam fazer a relação entre seu crescimento e o da muda, aprendendo que a escolha do local é fundamental para um crescimento harmônico e sem conflitos com os demais elementos, como muros, fachadas, postes entre outros, afinal “a árvore ficará no mesmo lugar que a plantarmos”, afirma a eng. Florestal Marceli F. Lazari. “Por isso precisamos de orientação técnica para plantar a espécie adequada e manter distâncias corretas dos locais do entorno do plantio”, continua a engenheira.
            Os envolvidos também receberam informações sobre a necessidade de canteiros com dimensões adequadas para o desenvolvimento da árvore. “A árvore cresce em altura e em diâmetro”, explica Lazari, “portanto, canteiros pequenos irão sufocar a base das árvores quando adultas e neste caso, provocar a rachadura da calçada.” Para evitar este problema recorrente na cidade é que os munícipes são orientados a fazer canteiros nas dimensões mínimas de 0,90m por 1,20m. A SAAMA orienta também o procedimento caso seja desejável fazer uma calçada ecológica.
            Além da ação de plantio, a SAAMA promove a doação de mudas para os cerquilhenses. Em junho de 2014, foram inaugurados dois viveiros de espera, ou seja, são viveiros que recebem mudas e as mantém. Estes viveiros foram abastecidos com mudas provenientes de doação ou mesmo, por compensação ambiental e possuem cerca de 600 mudas adequadas para arborização urbana e mais de 5000 mudas nativas de diversos tamanhos. Desde janeiro até setembro de 2014 foram doadas mais de 600 mudas à municipalidade. Os cidadãos ao retirarem as mudas, assinam um termo de responsabilidade, onde fica o compromisso de que as mudas retiradas devem ser cuidadas pelo munícipe e substituídas pelo mesmo, em caso de perda.
            Dado o período de estiagem em que nos encontramos, o plantio de mudas em áreas verdes ficou suspenso para que não houvesse perda de unidades plantadas. O plantio em algumas praças foi retomado e pelo menos quatro praças na cidade já foram contempladas com mudas, entre elas, a Praça Orestes Corradi, a Praça da Matriz, a Praça das Mangueiras e a Praça dos Colibris. No período de chuvas, esperamos retomar com o Projeto “Arboriza Cerquilho” que trata do plantio de árvores em passeios públicos e canteiros centrais, a fim de aumentar a cobertura arbórea da cidade. Outro projeto em andamento no município é o “Vale uma árvore!” onde o munícipe ao retirar seu “Habite-se” recebe uma muda para plantar em frente a sua nova residência.
            Esses projetos são iniciativa da Prefeitura através dos seus técnicos, porém só podem ser efetivamente executados com a colaboração dos munícipes. Porém mais do que plantar mudas, a SAAMA conta com o apoio da população para manter a arborização urbana existente. Afinal, sabe-se que uma árvore demora pelo menos 20 anos para atingir sua maturidade – dependendo da espécie. E a simples substituição desta por uma muda, não garante a manutenção dos benefícios que eram gerados. Assim, a cada supressão de árvore na cidade, mesmo com o plantio de mudas, apenas daqui a cerca de 20 anos é que os benefícios da arborização poderão ser usufruídos por todos. Desta forma, toda uma geração sofrerá com as consequências dos nossos atos. Por isso é que os técnicos da SAAMA ao analisarem um pedido para retirada de árvore, são rigorosos e usam a substituição como último recurso.
            Assim, a arborização de Cerquilho conta com a ajuda essencial de seus moradores para que haja cada vez mais árvores maduras, além de novas mudas plantadas em nossa cidade.

Convidamos todos os representantes do governo, empresas e sociedade civil de Cerquilho para se informarem sobre os fundamentos técnicos referentes à arborização urbana na SAAMA e para conhecer, de perto, o nosso trabalho diário na luta em defesa de nossas árvores.








Comentários