15 de Agosto dia do Consumo Consciente
O consumo
consciente nada mais é do que consumir de forma responsável, pensando nas
consequências de seus atos de compra sobre a qualidade de vida no planeta
e na vida das futuras gerações.
Parece complicado?
Mas não é. Trata-se de parar para pensar se você realmente precisa daquilo que
está comprando, se talvez, não haja um produto durável que você possa usar no
lugar dos descartáveis e, em um nível um pouco mais elevado, se aquela
empresa da qual você está comprando merece o seu apoio. Essa maneira de
pensar tenta desfazer a triste realidade do consumo desenfreado onde o que
importa é apenas o quanto se produz, vende e compra e não o como.
Quando vai ao
supermercado, por exemplo, você é do tipo de pessoa que gosta
de fazer uma compra enorme para o mês todo, mas que no final das
contas acaba sempre jogando alguma coisa fora? Com que frequência você costuma
reformar roupas e sapatos ou doá-los a instituições de caridade? E seu celular?
Você troca-o sempre que sai um novo ou só quando é necessário? E quando precisa
descartar algo, você simplesmente joga no lixo ou procura separar os materiais
recicláveis? Se você nunca se preocupou com estas questões então talvez nunca
tenha praticado o consumo consciente, mas nunca é tarde para se começar.
A humanidade toda já consome cerca de 25% a mais de recursos naturais do
que a terra é capaz de repor. E com a população e consumo cada vez
maiores, o problema só tende a se agravar agravando também, problemas como a
falta de água potável, a poluição e a desigualdade social, se não mudarmos
rapidamente a nossa maneira de encarar o consumo.
Nós como consumidores temos o poder de mudar a maneira de agir das
empresas e mudar essas previsões. Como? Tudo o que as empresas fazem é com o
intuito de conquistar você consumidor. Quando você compra o produto de uma
empresa está ajudando ela a se fortalecer no mercado e apoiando a sua maneira
de agir e produzir. Assim, quando você passa a escolher de quais empresas
comprar, ou seja, quais empresas você quer ajudar a fortalecer, baseado na
conduta ética e socioambiental dela, escolhendo apenas empresas responsáveis,
você estará ajudando a tirar do mercado as empresas que fazem errado e apoiando
aquelas que contribuem com o desenvolvimento sustentável.
Mas não é só na hora de comprar que o consumidor deve mostrar que e
consciente. Procure comprar somente aquilo de que realmente necessita assim
você ajuda a diminuir a demanda por recursos naturais. Ao consumir faça com que
os produtos durem mais e, ao descartar, procure separar os materiais
recicláveis e destiná-los da forma correta.
Ou, em outras palavras, de acordo com o lema do Instituto AKATU para o
Consumo Consciente: “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”.
Quem é
o consumidor consciente?
http://qualidadeemquadrinhos.com.br/blog/?p=467
O consumidor
consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra o
meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de
questões como preço e marca.
O consumidor
consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do
seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impactos e que, mesmo um
único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na
sociedade e no meio ambiente.
Por meio de cada ato
de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação
pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e
minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas
também para as relações sociais, a economia e a natureza.
O consumidor
consciente também procura disseminar o conceito e a prática do consumo
consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito
grande de pessoas promovam grandes transformações.
Além disso, o
consumidor consciente valoriza as iniciativas de responsabilidade
socioambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se
empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas
cotidianas.
O consumo consciente
pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta
os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha
das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o
desenvolvimento socioambiental.
Assim, o consumo
consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a
sustentabilidade da vida no planeta.
Parece complicado?
Mas não é. Trata-se de parar para pensar se você realmente precisa daquilo que
está comprando, se talvez, não haja um produto durável que você possa usar no
lugar dos descartáveis e, em um nível um pouco mais elevado, se aquela
empresa da qual você está comprando merece o seu apoio. Essa maneira de
pensar tenta desfazer a triste realidade do consumo desenfreado onde o que
importa é apenas o quanto se produz, vende e compra e não o como.
Quando vai ao
supermercado, por exemplo, você é do tipo de pessoa que gosta
de fazer uma compra enorme para o mês todo, mas que no final das
contas acaba sempre jogando alguma coisa fora? Com que frequência você costuma
reformar roupas e sapatos ou doá-los a instituições de caridade? E seu celular?
Você troca-o sempre que sai um novo ou só quando é necessário? E quando precisa
descartar algo, você simplesmente joga no lixo ou procura separar os materiais
recicláveis? Se você nunca se preocupou com estas questões então talvez nunca
tenha praticado o consumo consciente, mas nunca é tarde para se começar.
A humanidade toda já consome cerca de 25% a mais de recursos naturais do
que a terra é capaz de repor. E com a população e consumo cada vez
maiores, o problema só tende a se agravar agravando também, problemas como a
falta de água potável, a poluição e a desigualdade social, se não mudarmos
rapidamente a nossa maneira de encarar o consumo.
Nós como consumidores temos o poder de mudar a maneira de agir das
empresas e mudar essas previsões. Como? Tudo o que as empresas fazem é com o
intuito de conquistar você consumidor. Quando você compra o produto de uma
empresa está ajudando ela a se fortalecer no mercado e apoiando a sua maneira
de agir e produzir. Assim, quando você passa a escolher de quais empresas
comprar, ou seja, quais empresas você quer ajudar a fortalecer, baseado na
conduta ética e socioambiental dela, escolhendo apenas empresas responsáveis,
você estará ajudando a tirar do mercado as empresas que fazem errado e apoiando
aquelas que contribuem com o desenvolvimento sustentável.
Mas não é só na hora de comprar que o consumidor deve mostrar que e
consciente. Procure comprar somente aquilo de que realmente necessita assim
você ajuda a diminuir a demanda por recursos naturais. Ao consumir faça com que
os produtos durem mais e, ao descartar, procure separar os materiais
recicláveis e destiná-los da forma correta.
Ou, em outras palavras, de acordo com o lema do Instituto AKATU para o
Consumo Consciente: “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”.
Quem é
o consumidor consciente?
http://qualidadeemquadrinhos.com.br/blog/?p=467 |
O consumidor
consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra o
meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de
questões como preço e marca.
O consumidor
consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do
seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impactos e que, mesmo um
único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na
sociedade e no meio ambiente.
Por meio de cada ato
de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação
pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e
minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas
também para as relações sociais, a economia e a natureza.
O consumidor
consciente também procura disseminar o conceito e a prática do consumo
consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito
grande de pessoas promovam grandes transformações.
Além disso, o
consumidor consciente valoriza as iniciativas de responsabilidade
socioambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se
empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas
cotidianas.
O consumo consciente
pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta
os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha
das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o
desenvolvimento socioambiental.
Assim, o consumo
consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a
sustentabilidade da vida no planeta.
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