FELIZ DIA DO RIO


24 DE NOVEMBRO: “DIA DO RIO”

Os rios são de extrema relevância para a vida na Terra, inclusive para a vida da espécie humana. Dentro deles ou em suas margens encontramos uma imensa variedade de espécies da fauna e da flora, além de uma gigantesca diversidade de microrganismos.
Desde os primórdios da civilização, o homem mantém um vínculo muito forte com os rios, usando a água dos mesmos para a extração e a produção de alimentos, abastecimento dos vilarejos e das cidades, lazer, navegação, produção de energia elétrica e, infelizmente, até mesmo para a destinação final dos diversos resíduos provenientes das suas atividades.
O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, ou seja, 13,8% do deflúvio médio mundial. Há, em nosso país, três grandes unidades hidrográficas: Amazonas, São Francisco e Paraná, onde estão concentradas cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 70% do território brasileiro, destacando-se a Bacia Amazônica, que possui cerca de 60% da superfície do país e na qual se localiza o maior rio do mundo em volume de água e tamanho, o Rio Amazonas.
Apesar desta imensa disponibilidade de água doce superficial, diversas regiões brasileiras vêm enfrentando sérios problemas de escassez hídrica, sendo que muitos rios, riachos e ribeirões, bem como muitas de suas nascentes estão secando completamente. Além disso, grande parte dos rios brasileiros está poluída devido à forte industrialização, ao crescimento desordenado dos centros urbanos e ao desenvolvimento agrícola e, desta forma, a qualidade e a composição de suas águas estão totalmente alteradas, o que prejudica todos os organismos que delas necessitam, inclusive, o próprio homem.
Outro grande e grave problema que nossos rios vêm enfrentando é o assoreamento, que é o acúmulo de areia, argila, cascalhos, lodo ou qualquer outro tipo de sedimento nos seus leitos, o que entulha os espaços naturais dos rios e provoca a redução da profundidade e do volume de água dos mesmos. Tal problemática ambiental ocorre, principalmente, devido à destruição das matas ciliares que acompanham os rios.
É de suma importância preservarmos as matas ciliares dos rios e de outros corpos d’água bem como recuperarmos àquelas destruídas, pois estas evitam o processo de erosão do solo e o desmoronamento do mesmo, protegendo, assim, as margens dos rios.
Outra importante função destas matas é o papel que elas exercem na qualidade da água. Elas atuam como uma espécie de “filtro”, que impede a contaminação dos rios por defensivos agrícolas e poluentes em geral. Além disso, proporcionam abrigo e alimento para uma imensa variedade de espécies da fauna.
            Tendo em vista a grande preocupação com a escassez da água, assim como com a preservação e proteção dos recursos naturais foi instituído, em 24 de novembro, o “Dia do Rio”.

Sendo assim, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) de Cerquilho pede à população para usar com consciência a água dos nossos rios, bem como ajudar o poder público a cuidar dos mesmos, afinal está é uma responsabilidade de todos.


Comentários