SUPERINTERESSANTE - As Árvores e a Calçada Quebrada


As árvores urbanas são essenciais para vida na cidade!

No entanto muitas pessoas sofrem constantemente com o problema da quebra da calçada provocada pelas raízes, pensando nisto, veremos agora algumas orientações para evitar este problema e continuar desfrutando os inúmeros benefícios oferecidos por nossas árvores. 


1. O primeiro cuidado a se tomar é na hora da escolha da espécie: As espécies mais adequadas para o plantio em calçadas, são as espécies com raízes denominadas pivotantes.



2. Ficar atento ao tamanho do canteiro onde será plantada a mudinha: As árvores na calçada precisam de espaço para crescer, posto que a árvore é um ser vivo que cresce em altura e diâmetro. Por isso a secretaria de meio ambiente orienta para abertura de canteiros com 0,9 m x 1,2 m (dimensão mínima) ou incentiva a implantação da calçada ecológica.  

ATENÇÃO:

A poda de raízes não deve ser realizada, bem como qualquer ação que provoque lesão nestas, pois a raiz representa a sustentação da árvore! Uma raiz podada pode significar o apodrecimento da árvore e sua queda no futuro.

As lesões no tronco - principalmente em sua base - devem ser evitadas, assim, os objetos perfurantes, como arames e pregos, a caiação ou retirada da casca, os cortes indevidos entre outras ações podem acarretar o enfraquecimento das fibras da madeira.

Cuidado com o tamanho do canteiro é essencial, pois canteiros pequenos além de impedirem a entrada de água no solo (permeabilização) provocam o anelamento da árvore. Espaços inadequados para o crescimento em diâmetro são os grandes vilões da segurança das árvores urbanas.

Não promover a poda drástica por que esta abre inúmeras portas de entradas para patógenos;

*Além do que tais ações são caracterizadas como crime ambiental. ( Lei 9.605/98 )



















A SAAMA orienta sobre  a espécie adequada e a distância necessária das infraestruturas existentesas técnicas corretas para plantio, para tutoramento, a importância da irrigação e da proteção da muda. Os técnicos do Meio Ambiente ressaltam que é necessário saber o tamanho que a mudinha plantada hoje terá daqui a vinte anos. Não deixar espaços adequados ao bom desenvolvimento da árvore, sufocando a sua base, altera a estrutura de sustentação e pode causar danos materiais e colocar a segurança das pessoas ao redor em risco.   

*Procure por orientações da Secretaria de Meio Ambiente para e esclarecer suas dúvidas, pois muitos fatores envolvem o bom desenvolvimento da árvore.  

As árvores trazem inúmeros benefícios ao seu entorno e cabe a população juntamente com a prefeitura o papel de proteger estas árvores. Zelando por sua saúde, certamente desfrutaremos destes benefícios por muitos anos, se não por décadas.


 Confira estas orientações completas no link a seguir:






Gostou da dica de hoje? Então agora compartilhe com todos os seus conhecidos, e torne esta informação um conhecimento de todos.

Comente ou deixe suas dúvidas nos comentários logo abaixo, pois sua participação é muito importante para nossa equipe.

Até o próximo post com mais dicas SuperInteressantes





Comentários