Árvores urbanas: orientação para melhorar a segurança com a adequação de canteiros para os passeios públicos

Durante esta época do ano, a Operação Verão da Defesa Civil de Cerquilho em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) alerta sobre alguns cuidados necessários em relação às árvores urbanas.
          Como foi visto em inúmeras cidades, mas principalmente, na capital do Estado, houve a queda de muitas árvores no final do ano passado e início deste. Esta queda se deu durante as tempestades de verão, com ventos que atingiram mais de 60km/h de velocidade.
            

                É importante ressaltar que as árvores urbanas são essenciais para vida na cidade e que zelar por sua saúde garante a sua segurança e consequente, manutenção de inúmeros benefícios por algumas décadas.
                Além da sombra e da beleza, elas captam o carbono da atmosfera, promovem a infiltração gradual da água da chuva no solo, diminuem a poluição sonora, permitem a maior durabilidade de material sob a sombra da copa, reduzem a temperatura e aumentam a umidade ao seu redor entre outros.
No entanto, muitos moradores sofrem com o problema da quebra de calçada provocada pelo crescimento da árvore. Sendo assim, procuram a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente solicitando a retirada da árvore no passeio público e/ou pedindo a substituição da mesma.






Os técnicos da SAAMA analisam cada pedido feito pelo morador levando em consideração a espécie plantada, o local de plantio, os benefícios fornecidos pela árvore, seu estado fitossanitário e o espaço deixado no canteiro para seu desenvolvimento.
Na maioria das vezes, o que se nota no local vistoriado é que o canteiro deixado na calçada é incompatível com o crescimento em diâmetro da árvore. Levando em consideração que uma árvore leva décadas para atingir a maturidade e que a calçada pode ser reformada em horas, é que os técnicos da SAAMA fornecem e divulgam orientações para evitar este problema e permitir que os moradores continuem usufruindo dos inúmeros benefícios oferecidos por nossas árvores adultas sadias.

Seguem as orientações:
Se você ainda não tem uma árvore em frente de casa, saiba
 que:
1) A árvore cresce em altura e em diâmetro, portanto os técnicos da área orientam para que o plantio seja feito com a espécie e local corretos, e principalmente deixado o espaçamento adequado em sua base para que seu desenvolvimento seja sadio e não comprometa nem a infraestrutura nem a saúde da planta. A SAAMA fornece uma lista com as espécies indicadas para a calçada (com raiz pivotante), analisa o melhor local para abertura do canteiro – deixando as distâncias corretas das infraestruturas ao redor e dá as orientações cabíveis;
2) Após a abertura do canteiro (dimensão mínima de 0,9m por 1,20m), o morador tem direito a uma muda doada pela Prefeitura, com altura superior a 1,8m e adequada para a área urbana que pode ser retirada no Viveiro Sapucaia – ao lado do Paço Municipal, após o preenchimento do Termo de Compromisso na sede da SAAMA;
3) Cada muda plantada na calçada pode e deve ser cuidada pelo morador. A irrigação, a adubação orgânica, o tutoramento da muda e a proteção desta podem ser feitas pelo munícipe.
4) Conforme o crescimento da espécie, a poda de formação, de levantamento de copa e de correção são executadas de forma gratuita pela equipe da Prefeitura, para tanto, basta solicitar este serviço junto à SAAMA na Prefeitura.

Abertura de canteiro para permitir o desenvolvimento em diâmetro.
- Se você já tem uma árvore em sua calçada, com calçada danificada ou não, com fiação ou sem, e mesmo se já tiver recebido notificação para reforma de calçada, saiba que:
1) Não é permitido fazer o corte de raízes. Estas promovem a sustentação da árvore e ao cortá-las, a árvore fica desiquilibrada além de servir como porta de entrada para doenças que podem apodrecer a espécie, colocando-a em risco de queda;
2) O canteiro da árvore pode ser aberto sem causar danos às raízes;
3) A ampliação de canteiros grandes ou calçadas ecológicas são incentivadas pelos técnicos da SAAMA;
4) Recomendamos que seja solicitada uma vistoria para verificar o que pode ser feito para melhor solucionar o problema apontado.

Se você possui uma árvore dentro ou em frente de casa e percebeu algumas alterações, tais como, inclinação, queda de galhos, invasão por insetos, amarelecimento das folhas:
1) Entre em contato com a SAAMA e nos informe sobre as alterações observadas, protocole seu pedido e aguarde a vistoria técnica que poderá ser feita juntamente com a Defesa Civil – em casos de risco e casos emergenciais.
2) Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 15 3384-9156 ou 3384-3470 ou no blog da SAAMA: http://saama-cerquilho.blogspot.com.br/

Arvore com a base cimentada. Futuros danos à calçada e à segurança.

Canteiro com dimensões adequadas: 0,9m x 1,20m.
Independente de qual for a situação encontrada, lembre-se de que as árvores são seres vivos. O espaço para crescimento destas deve ser respeitado por isso, a recomendação técnica é tão importante. As mudinhas plantadas se transformarão em árvores adultas e o espaço para crescimento é imprescindível posto seu desenvolvimento em altura e diâmetro.
                Canteiros pequenos além de impedirem a entrada de água no solo (permeabilização) provocam o anelamento da árvore. Espaços inadequados para o crescimento em diâmetro são os grandes vilões da segurança das árvores urbanas. Canteiros adequados mantém a árvore sadia e evitam danos à infraestrutura!

Aproveitamos para informar que o serviço de poda e de supressão na área pública, bem como a vistoria e orientação técnica é feita de forma gratuita. Basta fazer o requerimento no Paço Municipal, de preferência munido de cópia dos documentos de identidade e de comprovação de propriedade do imóvel.
A SAAMA por fim pede à população que reflita sobre as seguintes  questões: tempo para crescimento da árvore x tempo para reforma da calçada; benefícios advindos da árvore para a sociedade x consequências da retirada da árvore.

Afinal, além do plantio de novas mudas devemos conservar as árvores adultas existentes, cujo sombreamento é tão desejado no verão e que além deste, trazem inúmeros benefícios e acrescentam uma beleza ímpar à nossa cidade.

Comentários

Postar um comentário