IV Semana do Meio Ambiente: Cerquilho Rumo à Sustentabilidade (02 a 13/06)


A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), informa que a IV Semana do Meio Ambiente, cujo tema foi Cerquilho: Rumo à Sustentabilidade cumpriu com os objetivos propostos, afinal, mais do que olhar para o meio ambiente, esta Semana de comemoração e sensibilização ambiental procurou mostrar um contexto no qual os recursos naturais podem ser finitos e o ser humano pode ser um agente transformador, atuando na preservação e na melhora do cenário atual.
            Assim, a fim de consolidar as ações ambientais dentro do município de Cerquilho, a IV Semana do Meio Ambiente começou com uma capacitação voltada aos agentes públicos municipais, que foi realizada no dia 02 de junho, das 08h30min. às 11h30min., no Salão Nobre da Prefeitura de Cerquilho e na qual foram discutidas as 10 Diretivas do Programa Estadual Município VerdeAzul - ciclo  2015. Este evento contou com a participação de cerca de 30 funcionários de diversos setores da Prefeitura e reiterou a preocupação dos diversos setores e seus compromissos com uma gestão transparente e comprometida com as questões ambientais.







            No dia 03 de junho, os alunos dos 6o e 7o Anos do Colégio Objetivo de Boituva visitaram o Centro de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos (CEAGRE “Jatobá”) no  Centro de Reuso do SAAEC, localizado na ETE “Capuava” e no local foram executadas algumas atividades educativas referentes à sustentabilidade do espaço do CEAGRE, tais como: esclarecimento sobre o mecanismo de captação da água da chuva, explicações sobre a mobília ecologicamente correta do prédio e medidas de economia energética e de água. Ademais, os 38 visitantes contaram com um passeio pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE “Capuava”) e ao Jatobá (Hymenaea courbaril) que está no entorno do CEAGRE, permitindo uma interação maior com o centro de gerenciamento dos resíduos de nossa cidade e com a fauna e flora local.






            Na terça-feira, dia 09/06, foi feita a divulgação do resultado do concurso cultural de frases e cartazes do Projeto Intersetorial “Gotas de Sabedoria: por uma gestão consciente da água”. A cerimônia de premiação dos alunos foi realizada, conforme previsto no regulamento do concurso, no Centro Interativo Municipal, das 8h30min. às 10h30min. Foram 12 frases selecionadas entre os alunos do Ensino Fundamental I (categorias A e B). Na categoria A estavam os alunos dos 1º, 2º e 3º Anos e, na categoria B, os alunos de 4º e 5º anos. Além destas, foram selecionados 7 cartazes, sendo 4 da categoria C (alunos de 6º e 7º  Anos)  e 3 da categoria D (alunos de 8º  e 9º Anos). Cabe destacar que a premiação contou com a presença dos estudantes premiados e de seus responsáveis, bem como de representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e do SAAEC.






                                    












Na quarta-feira, 10 de junho, foi feito o plantio de algumas mudas florestais com os alunos e professores da Escola Municipal de Educação Infantil Machado de Assis. Ademais, foi distribuído aos alunos desta Escola, da Escola Araci Pilon e a algumas empresas da cidade, um “vale-mudas”. Esta ação faz parte do Programa Arboriza Cerquilho! e, conta com a participação da população cerquilhense na rearborização do município feita de modo consciente e tecnicamente correto.  Assim, ao invés de simplesmente receber uma muda, o munícipe recebe um VALE MUDA e, quando vai até a SAAMA retirá-la, o requerente recebe também, gratuitamente, as orientações técnicas sobre o plantio de mudas e sobre a espécie que está sendo levada, além de ter acesso às informações contidas no Plano Municipal de Arborização Urbana.








No quinto dia de atividades, 12 de junho, foram realizadas no calçadão do convívio (R. Dr. Soares Hungria) 4 ações concomitantes: o 3º Dia da Barganha, a Coleta de Eletroeletrônicos, a Campanha de Uso Racional da Água e a Exposição de Abelhas Nativas (sem ferrão). Estas ações proporcionaram a ativa interação da população através do diálogo com os técnicos presentes no local e contaram com a participação de cerca de 160 pessoas. O Cantinho da Barganha permitiu a troca de livros não didáticos, CD’s e DVD’s com os seguintes objetivos: oferecer ao público a oportunidade de renovar seus acervos pessoais sem custos, promover a sustentabilidade, diminuir o consumo e resgatar as interações sociais.







Ademais, foram coletados muitos eletroeletrônicos, pilhas e baterias a fim de dar uma destinação correta a estes resíduos em nossa cidade.


 No mesmo espaço, os técnicos do SAAEC disponibilizaram informações importantes acerca da economia de água e das obras que estão sendo implantadas em nosso município. 





Neste mesmo dia, um grupo de Piracicaba trouxe até Cerquilho informações acerca das abelhas nativas (sem ferrão), mostrando ao público os diferentes tipos de espécies e a importância destas para a polinização das plantas.



Por fim, para finalizar a Semana do Meio Ambiente, foi realizada a ação de limpeza das margens e do leito do Rio Sorocaba, no trecho do rio que vai da Ponte Ferro Ligas à Chácara Alvimar e, durante esta, foi recolhido um caminhão de 12m3 de resíduos. Além disso, foi feito o plantio de mudas florestais frutíferas na mata ciliar do ponto final da atividade. A Secretaria Municipal de Saúde de Cerquilho distribuiu informações acerca da prevenção da dengue e alertou contra os perigos da febre maculosa no local.  Todos os 50 participantes da atividade receberam lanches e água durante o evento. Vale ressaltar que esta ação fechou a Semana em comemoração ao meio ambiente e foi uma ação intermunicipal, onde as Prefeituras de Cerquilho e de Jumirim não mediram esforços a fim de promover a conscientização e a melhoria do local, com enfoque neste trecho do Rio Sorocaba que faz divisa com estes dois municípios.


















             Desta forma, a equipe da SAAMA constatou que a população cerquilhense e do entorno está cada dia mais envolvida e preocupada com as questões ambientais (recolhimento e separação dos resíduos, manutenção da mata ciliar e conservação das áreas frágeis, melhoria da arborização urbana, incentivo à diminuição do consumo e preocupação com a melhoria dos serviços técnicos prestados).

            Sabemos que temos muito a melhorar e que cuidar do meio ambiente é um dever de todos! Que esta semana proporcione a continuação de um novo rumo que Cerquilho tomou na esperança de que possa ser de forma concreta e, continuamente, uma cidade sustentável, com recursos naturais disponíveis para as presentes e as futuras gerações.

         Confira a reportagem sobre a ação intermunicipal entre Cerquilho e Jumirim às margens do Rio Sorocaba:

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/06/mutirao-limpa-sujeira-deixada-por-turistas-em-rio-em-cerquilho.html


Comentários