Plantio de árvores com responsabilidade:

um ato de amor às futuras gerações...


A SAAMA informa que apoia todo e qualquer plantio de árvore... E nesta semana, em comemoração às árvores, enfatizamos nossa disposição em fornecer quaisquer informações técnicas que se façam necessárias ao bom plantio de árvores, tanto em área urbana quanto rural.

Mais uma vez, informamos que a árvore é um ser vivo. Possui parte área (copa e tronco) e parte subterrânea (sistema radicular). É ser que nasce, cresce, se reproduz e morre. A duração da vida de cada árvore dependerá de fatores como espécie, espaço adequado, boas técnicas de plantio e de manutenção, bem como cuidados iniciais quando ainda é muda, tais como irrigação, adubação e tutoramento adequado.

Um dos fatores mais importantes para o bom desenvolvimento da espécie florestal trata-se da escolha do local de plantio x espécie escolhida. Para passeios públicos, recomendam-se árvores com sistema radicular pivotante, bem como espécies que constem da lista em anexo (vide Aba Arborização) e muito importante: a boa manutenção na prática de poda pode garantir a longevidade da árvore em frente a sua casa! Por isso, a Prefeitura se encarrega da poda em árvores segundo os preceitos da Norma de Poda da ABNT. Essa poda é feita de maneira gratuita bastando para isso, fazer um requerimento junto a Prefeitura. Fazer este requerimento garante ao munícipe o registro do seu pedido, bem como, uma vistoria técnica e uma poda na árvore, tudo isso, sem custo algum ao requerente.
Importante ressaltar que outro fator importante é a escolha do local de plantio. As árvores não se deslocam, portanto, é preciso fazer a escolha e o plantio da árvore em local que garantirá seu bom desenvolvimento. Plantar qualquer árvore, de qualquer jeito é garantia de problemas no futuro.
Por fim, mas não menos importante, o espaço a ser deixado na base da árvore deve ser condizente com seu tamanho e desenvolvimento. Contradizendo os costumes de décadas, a área permeável ao redor da árvore (conhecido popularmente como canteiro da árvore) deve ser no mínimo de 0,9m x 1,2 metros. No caso de árvores de grande porte e calçadas mais largas, estas dimensões, podem e devem ser maiores. Uma área permeável maior ao redor da base do tronco garantirá um desenvolvimento radial adequado, bem como bom crescimento de raízes evitando-se as estruturas que afloram a fim de garantir um equilíbrio da espécie. Desta forma, os canteiros maiores podem ser inclusive transformados em pequenos jardins com paisagismo que auxilia a permeabilidade da água no solo e harmoniza com os elementos construídos.
O corte de raízes, bem como a poda drástica são considerados crimes ambientais, posto que danificam e/ou lesionam a planta, podendo colocar em risco sua segurança e consequentemente, de transeuntes e veículos que circulam/estacionam em seu entorno.

Neste período de estiagem, todos querem uma sombra... portanto, nada melhor do que plantar árvores, somente lembre-se de que a muda plantada precisará de irrigação, tutoramento e preferencialmente deverá ser protegida por grade até que se torne uma grande árvore forte e sadia e proporcione todos os benefícios que as árvores generosamente nos oferecem.

Você que tem uma árvore em frente de casa, cuide de sua árvore!
Você que ainda não tem uma árvore em frente de casa, plante uma árvore!


Para todos os que desejam plantar ou cuidar das árvores, a equipe técnica da  SAAMA se coloca a disposição na sua sede na R. da Fazendinha, 39 - Centro, por telefone: 15 3384-3470 ou ainda pelos e-mails: meioambiente@cerquilho.sp.gov.br, arborizacao@cerquilho.sp.gov.br


Entre em contato conosco e colabore para que Cerquilho seja cada dia mais arborizada!!


Comentários