O SERMÃO DAS ÁRVORES

Caminhando pelas ruas de Cerquilho, podemos entender porque Rubem Alves nos convida a ouvir o sermão das árvores:


À sombra de uma mangueira, podemos observar a graciosidade e a beleza dos ipês floridos, enquanto pássaros usam seus galhos para se abrigar.


São seres que, simplesmente, vivem para viver.
 E nos fazem refletir sobre isso. São pura generosidade.


Impossível passar por tanta beleza e não se sentir tocado... e esse bem estar é somente um dos benefícios fornecidos gratuita e generosamente pelas árvores!


Convidamos a todos para participarem do Programa Arboriza Cerquilho! Retire a sua árvore na SAAMA e plante a espécie adequada no local correto. Deixe uma área permeável que permita o seu desenvolvimento e contribua para o aumento da beleza e melhoria da qualidade de vida desta linda cidade...

Árvores são belas e generosas, mas são seres vivos. Por isso, o local de plantio deve ser adequado ao porte da espécie quando esta for adulta. Uma jaboticabeira, além dos frutos deliciosos fornecerá uma grande sombra, dado o seu porte, por exemplo. Isso demanda espaço. Tanto para a copa (parte aérea) quanto para a raiz (parte subterrânea). Permitir o bom desenvolvimento da árvore, planejando corretamente seu plantio é contribuir para a sustentabilidade da arborização da nossa cidade.

Árvores lindíssimas, com décadas de vida, muitas vezes são removidas tendo em vista o planejamento incorreto do seu local de plantio. 

Adequar a arborização aos outros elementos urbanos é o papel do técnico do setor de arborização.

Maiores informações sobre esse assunto, podem ser obtidas no endereço:  http://saama-cerquilho.blogspot.com.br/p/arborizacao.html ou pessoalmente, em horário comercial, de segunda à sexta feira na SAAMA: Rua da Fazendinha, 39 - Centro (atrás do Viveiro Municipal Sapucaia).

Plantar de modo correto garante a manutenção da beleza, dos benefícios advindos da arborização, bem como, garante a segurança dos transeuntes.

Pense nisso! Reflita... e junte-se a nós, venha ser também um "amigo da árvore!"


____________________________________________________________________

Texto inspirado no conto: Sermão das Árvores (livro "O amor que acende a lua") de Rubem Alves de autoria de Marceli Fernandes Lazari.
Fotografias de autoria de Erika de Freitas Roldão.




Comentários