PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA ÁGUA 2018

Começando nossa Semana da Água 2018, no dia 20 de Março, a SAAMA em parceira com o Parque Ecológico Eugênio Walter de Boituva realizou uma atividade educativa de grande interatividade com os cidadãos cerquilhenses: as tendas sensoriais. Foram montadas duas tendas, uma seca representando o clima árido e outra úmida representando as florestas, com o objetivo de promover a percepção da população em relação a importância e a necessidade da preservação da biodiversidade, para conscientiza-los das consequências da falta da vegetação em relação a água, e o meio ambiente. 

Nessa mesma data e local, a equipe do Parque Ecológico de Boituva apresentou o Projeto Pegada Hidríca onde foi apresentado o cálculo realizado para saber o consumo de água doce na produção dos bens e serviços consumidos por cada indivíduo. 






O evento foi aberto ao público e recebeu a visita dos alunos do 6º e 7º ano A do período da manhaã da escola EMEF Prof. João Toledo de Cerquilho.

No dia 21 de Março de 2018, foi realizado o plantio de 70 mudas florestais em uma área verde no bairro Cidade Jardim. A ação fez parte do cronograma da Semana da Água e teve como objetivo o reflorestamento daquela área onde se encontra uma nascente, para preservação da mesma. Essa ação foi também decorrente de uma articulação intermunicipal, onde vários municípios da nossa região realizaram o plantio de mudas florestais no dia 21 de março de 2018.





22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No dia 22 de Março, em comemoração ao Dia Mundial da Água e para prestigiar esse bem tão precioso, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) proporcionou uma visita a Nascente Modelo do "Sebastiani" com os integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI), onde puderam observar a nascente e realizar o plantio de algumas mudas ao redor da mesma. A ação teve como objetivo principal promover a percepção e reflexão sobre as atitudes em relação ao uso da água, pois ela é um recurso indispensável à vida na Terra.




Para finalizar a Semana da Água 2018, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou o projeto de reaproveitamento da água do ar condicionado foi implantado na sede da SAAMA em Março de 2018, a fim de, reaproveitar a água que se acumula na bobina de evaporador do aparelho e pinga constantemente, e com isso usá-la sustentavelmente para regar as plantas, jardins ou para limpeza interna da Secretaria, visto que é uma água limpa.
Em dias quentes e abafados um único aparelho de ar condicionado pode pingar até 1,5 litros de água por hora. Cientes de que os recursos hídricos não são infinitos e preocupados com a escassez de água, evitar o desperdício é nosso dever como cidadãos e uma atitude de consciência ambiental.
Essa ação, fez parte do cronograma da Semana da Água 2018 e também do conjunto de boas práticas adotadas que promovem a sustentabilidade da edificação do prédio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cerquilho.


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cerquilho agradece a colaboração de todos os envolvidos e a presença nos eventos. 


Comentários