PROJETO FLORESTA URBANA



Desde 2015, na região central de Cerquilho foi implantado o Projeto Piloto de Floresta Urbana. Ele está localizado na Avenida Corradi II e Av. Engenheiro Urbano Pádua de Araújo, no talude após o pontilhão e na rotatória em frente ao Green Valley e área verde ao lado da Academia.


O que é a Floresta Urbana?
É a arborização realizada na área urbanizada, com a meta de aumentar a cobertura arbórea do perímetro urbano com qualidade e diversidade de espécies.

Na floresta urbana, o conceito de plantar uma só espécie em cada rua não é usado. Isto porque, sabe-se que desta forma, assim como acontece com as monoculturas agrícolas, as árvores de uma mesma espécie todas juntas ficam mais suscetíveis a pragas e doenças.

No conceito da floresta urbana, a diversidade além de gerar beleza visual ainda auxilia na resiliência ao ataque de pragas e patógenos, pois espécies diferentes apresentam material genético, resistência e fitossanidade diferentes.


Como é o projeto piloto de arborização urbana?
O projeto piloto é um plantio feito em área de fácil acesso a todos os munícipes e com bastante frequência, tanto de veículos quanto de munícipes.
São usadas diversas espécies com espaçamento entre elas adequado e todos com seu “espaço-árvore” garantido para pleno desenvolvimento.

Em Cerquilho, o Piloto de Florestal Urbana da região central conta com 42 espécies diferentes, todas recomendadas para arborização urbana. Destas, somente 5 são exóticas. Há um total mais de 500 metros lineares de jovens árvores e mudas que trarão muitos benefícios à região central da cidade no futuro. Hoje, elas já embelezam com sua florada, arquitetura de copa diferentes e atraem avifauna para seus galhos.

A floresta urbana de Cerquilho é um modelo do que toda a cidade pode se tornar se arborizada com planejamento. Entretanto, é importante ressaltar que todo o trabalho de planejamento e implantação da arborização é perdido se a manutenção não for feita. Para tanto, devemos juntos, poder público e população, cuidar das árvores adultas que temos e plantar mudas apropriadas com espaçamento correto para que os benefícios da arborização sejam para todos!
Lembre-se sempre de que as árvores são bens públicos, portanto, a árvore em frente à sua residência traz benefícios para todos que por ali passarem.


Que tal então, aderir ao Programa Municipal de Incentivo ao Aumento da Cobertura Arbórea?
Se você não tem uma árvore em frente a sua casa, use o Disk Árvore. Basta entrar em contato com a SAAMA pelo tel (15) 3384-3470 para que os técnicos possam fazer a vistoria, abrir o canteiro de acordo com as normas técnicas e plantar a muda escolhida além de fornecer as orientações para bons cuidados com a muda.

Se você tem uma árvore em frente à sua casa, que tal pedir orientações sobre como melhorar a manutenção dela? A abertura do espaço arvore adequado ou mesmo uma poda de limpeza podem ajudar a coexistência harmoniosa entre a árvore e as infraestruturas.


Por que trazer árvores para a cidade?
Todos gostam das árvores e de suas sombras/frutos. Na área urbana, porém há muita resistência para implantação da arborização ou manutenção da arborização existente.

Isto acontece, na maior parte das vezes, porque as pessoas não estão cientes dos benefícios causados por este bem público e ao planejar suas moradias ou comércios, não incluem as árvores. 

Assim, as áreas urbanizadas se tornam cada vez menos confortáveis para o convívio de todos. Porém, as novas leis trazem a arborização como obrigatória, por entenderem a sua importância para a qualidade da vida urbana.


A árvore é um bem público? E o que isso significa?
Sim! As árvores localizadas nas áreas públicas, como passeios, praças, áreas verdes, canteiros centrais e demais locais da cidade trazem inúmeros benefícios. Estes benefícios vão além do embelezamento, da proteção contra ventos, da diminuição da poluição sonora, da absorção de parte dos raios solares, do sombreamento e da diminuição da temperatura. 

Eles abrangem a ambientação e/ou abrigo à fauna, a absorção da poluição atmosférica, incluindo a captação de CO2 e a diminuição da velocidade de escoamento das águas pluviais, auxiliando na infiltração da água no solo e consequentemente no abastecimento do lençol freático. Sabe-se que há aumento da vida útil da infraestrutura urbana sob a sombra das árvores, dada a diminuição da amplitude térmica e, portanto, menor dilatação dos materiais. 

Estudos mostram que nas áreas urbanas com incremento da vegetação feito de maneira planejada, possuem temperaturas mais amenas e maior umidade relativa do ar, ou seja, presença de conforto térmico.

Estes benefícios são para todos, para a sociedade, portanto, é um bem público! Porém a árvore tem algo que a destaca dos outros bens públicos: é um ser vivo!. Por isso, há a necessidade de legislação específica, fiscalização e orientações técnicas em relação às árvores. Tudo isso mostra o valor que tem uma árvore adulta não só para um indivíduo ou uma família, mas para toda a população!

Sendo assim é importante plantarmos árvores de maneira correta pois as orientações técnicas adequadas permitem que todos possamos usufruir dos benefícios que as árvores generosamente nos presenteiam.

Isto também explica os cuidados que os técnicos da SAAMA têm ao negar um pedido de supressão de árvore. Além das orientações e normativas a serem seguidas, a legislação ambiental vigente obriga o técnico a preservar o exemplar arbóreo em bom estado fitossanitário, por entender que este representa um benefício para a sociedade. Portanto, coloca o bem comum acima do bem individual.



Lembre-se de que...

Comentários