PROGRAMA DE INCENTIVO AO AUMENTO DA COBERTURA ARBÓREA DE CERQUILHO

Em comemoração à Semana da Árvore, Cerquilho aderiu primeiramente à ação intermunicipal Hora Verde, plantando mais de 1000 mudas na região da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê em conjunto com dez outros municípios, simultaneamente, por 1 hora, no dia 20 de setembro.

A SAAMA convida a todos para aproveitar esta Semana da Árvore e aderir ao Programa Municipal de Incentivo ao Aumento da Cobertura Arbórea.


Como isto pode ser feito?

Na área urbana
Que tal plantar uma árvore em sua residência? A SAAMA incentiva o plantio de mudas na área urbana de forma correta tendo em vista, os benefícios que as árvores trazem para as cidades, para o homem e para o convívio de todos.

Uma das alternativas que pode ser utilizada é o Disk Árvore. Este programa, criado em 2018, atende o chamado de todo o munícipe que deseja ter um exemplar arbóreo tanto em frente à sua residência quanto em sua propriedade. 

Para que o plantio da árvore em frente à sua propriedade aconteça, basta entrar em contato com a SAAMA, por telefone ou acessar o link: <http://saama-cerquilho.blogspot.com/p/disk-arvore.html> para que os técnicos façam a vistoria, abram o canteiro de acordo com a legislação vigente e plantem a muda escolhida.

Caso o plantio seja no interior da residência, o munícipe pode ler ou baixar o Guia de Arborização de Cerquilho, acessível pelo <http://saama-cerquilho.blogspot.com/p/arborizacao.html> e o Plano de Arborização de Cerquilho <http://saama-cerquilho.blogspot.com/p/arborizacao.html> que na página 27, possui as distâncias mínimas para que que com o seu crescimento, a árvore não traga danos à infraestrutura, mas somente benefícios. Ambos, trazem informações sobre o plantio correto, manejo adequado e espécies apropriadas para a área urbana.


Por que trazer árvores para a cidade?
Todos gostam das árvores e de suas sombras/frutos em áreas rurais. Na área urbana, porém há muita resistência para implantação da arborização ou manutenção da arborização existente.

Isto acontece, na maior parte das vezes, porque as pessoas não estão cientes dos benefícios causados por este bem público e ao planejar suas moradias ou comércios, não incluem as árvores. Assim, as áreas urbanizadas se tornam cada vez menos confortáveis para a convívio de todos.


A árvore é um bem público? Por quê?
Sim! As árvores localizadas nas áreas públicas, como passeios, praças, áreas verdes, canteiros centrais e demais locais da cidade trazem inúmeros benefícios. Estes benefícios vão além do embelezamento, da proteção contra ventos, da diminuição da poluição sonora, da absorção de parte dos raios solares, do sombreamento e da diminuição da temperatura. 

Eles abrangem a ambientação e/ou abrigo à fauna, a absorção da poluição atmosférica, incluindo a captação de CO2 e a diminuição da velocidade de escoamento das águas pluviais, auxiliando na infiltração da água no solo e consequentemente no abastecimento do lençol freático. Sabe-se que há aumento da vida útil da infraestrutura urbana sob a sombra das árvores, dada a diminuição da amplitude térmica e, portanto, menor dilatação dos materiais. 

Estudos mostram que nas áreas urbanas com incremento da vegetação feito de maneira planejada, possuem temperaturas mais amenas e maior umidade relativa do ar, ou seja, presença de conforto térmico.

Estes benefícios são para todos, porém a árvore tem algo que a destaca dos outros bens públicos: é um ser vivo. Por isso, há a necessidade de legislação específica, fiscalização e orientações técnicas em relação às árvores. Tudo isso mostra somente o valor que tem uma árvore adulta não só para um indivíduo ou uma família, mas para toda a população!


Na área rural, como proceder?
Na área rural, o cadastramento das propriedades foi feito e/ou incentivado pela SAAMA. Agora, as propriedades devem apresentar e realizar seus PRA – Planos de Recuperação Ambiental, a fim de que a cobertura arbórea nas propriedades esteja de acordo com a legislação ambiental e que traga o incremente destes benefícios supracitados ao município.
Para tal ação, a SAAMA incentiva com orientações técnicas presenciais ou por contato por telefone ou e-mail.
Caso o plantio em sua propriedade seja feito de maneira voluntária e além do PRA, a SAAMA incentiva doando mudas e fazendo a orientação técnica gratuita do plantio.


“As ações em prol da manutenção e conservação das árvores é muito importante”, destaca a eng. Samara, “pois as árvores adultas hoje, são um legado deixado para nós. Cuidar das árvores adultas demonstra que temos respeito não só pelo meio ambiente, mas por aqueles que as plantaram”. Ela ainda ressalta que as mudas plantadas hoje, serão adultas somente daqui a 20 anos, portanto, “plantar mudas é necessário sim, mas conservar as que temos é essencial para a manutenção da qualidade de vida”.


Ajude a plantar novas árvores de maneira correta e a cuidar das árvores que já temos! Faça parte deste movimento conosco e torne Cerquilho cada dia mais arborizada e sustentável!

Comentários