INSTALAÇÃO MODELO DE SUSTENTABILIDADE


A SAAMA e a Câmara Municipal de Cerquilho convidam a todos para conhecer as dependências da Câmara Municipal!


O local conta com vários itens que a tornam uma Instalação Modelo de Sustentabilidade, promovendo a economia de água, de luz, a redução de resíduos, permitem a acessibilidade a todos, geram conforto térmico, enfim, trazem a melhoria de qualidade do ambiente.


Pisos e paredes claras
Os tons claros nos pisos e paredes auxiliam na redução do uso de energia elétrica e transmitem a sensação de amplitude, limpeza e organização;


Ventilação cruzada
A ventilação cruzada proporciona a troca constante de ar, arejamento natural, criando ambientes mais confortáveis, além de reduzir gastos com ventiladores e condicionadores de ar.



Janelas, portas e paredes de vidro
A instalação com janelas amplas em todas as salas, portas e paredes de vidro permitem a incidência da iluminação natural, diminuindo o uso das lâmpadas e promovendo economia de energia elétrica.



Cinturão de árvores
Atuam como barreira contra ventos, permitindo maior permeabilidade das águas pluviais e promovendo o sombreamento, diminuindo a temperatura ao seu redor trazendo conforto térmico.



Iluminação com lâmpadas LED
A iluminação por lâmpadas de LED permite a economia de até 80% de energia elétrica, além da maior durabilidade e menor impacto ambiental.


Rampas de acessibilidade
As rampas com acessibilidade garantem o acesso a todas as dependências do prédio em igualdade para todos. Os banheiros também possuem acessibilidade que garantem a integridade e segurança das pessoas com deficiências físicas e que tenham necessidades especiais tendo em vista a mobilidade reduzida.


Caixas acopladas nos banheiros
As caixas acopladas nos banheiros permitem maior economia de água em relação às válvulas tradicionais, economizando em até 35% do consumo de água.


Torneiras com fechamento automático
As torneiras com fechamento automático em todas as pias do prédio, permitem a economia de até 70% do consumo de água.


Área permeável gramada e com paisagismo
As áreas ao redor e partes internas apresentam grande área permeável gramada, contendo forrageiras e arbustos em seu projeto paisagístico. Devido sua localização em uma área alta da cidade, esta preocupação com a permeabilidade é essencial para a absorção da água da chuva e diminuição do escoamento de águas pluviais para as partes mais baixas, atuando assim como um sistema preventivo de enchentes e alagamentos na área urbana. 





Além disso, há uma cisterna subterrânea com capacidade de 20000 mil litros para captação de água da chuva e irrigação utilizada no local.



Aparelhos com selo PROCEL 
Os aparelhos instalados no edifício que possuem o selo “Procel’ indicam que há um alto nível de eficiência energética da categoria, o que contribui para o consumo sustentável de energia elétrica.


Resíduos
A gestão de resíduos sólidos, através da coleta seletiva, proporciona redução de resíduos descartados e, consequentemente, o aumento de longevidade do aterro sanitário municipal, assim como o retorno dos recicláveis ao ciclo de produção.



Além destes itens, o local conta com boas práticas de sustentabilidade como o incentivo à reutilização de materiais pela equipe de funcionários e redução do consumo de materiais descartáveis, por exemplo.
Os responsáveis pelo prédio pretendem adotar o modelo de calçada ecológica e estudam a implantação de energia fotovoltaica.

Todos estes itens podem ser planejados para qualquer edificação a ser construída ou podem ser introduzidos em uma edificação existente.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel: 3384-3470, e-mail: meioambiente@cerquilho.sp.gov.br ou no endereço: Rua da Fazendinha, 39 de seg à sex das 8h às 17h.



Fale conosco e ajude a tornar Cerquilho cada dia mais sustentável!!


Comentários